julho 26, 2025
Literatura

3 autoras imperdíveis para conhecer na FLIP 2025

Antonia Maria, Isabelle Mesquita e Fernanda Emediato vão estar na 23ª Feira Literária Internacional de Paraty, a Flip 2025. Fotos/Divulgação

Na lista abaixo, você encontra indicações de programação de um dos principais eventos literários do Brasil

Se você vai estar na 23ª Feira Literária Internacional de Paraty, a Flip 2025, confira a lista abaixo para anotar os eventos na sua agenda e conhecer novas autoras do cenário nacional.

Entre bate-papos e sessão de autógrafos, as escritoras conversam sobre temas diversos e alcançam diferentes públicos. Há desde debates sobre cultura, como o universo infantil de Portinari e a luta antirracista na literatura, até diálogos sobre saúde, como a adicção. Confira:

Fernanda Emediato e “As Pipas de Portinari”

A escritora, publicitária e editora Fernanda Emediato marca presença com a mesa “As Pipas de Portinari: A Poética da Infância nas Artes e na Literatura”, que acontece na manhã do dia 1º de agosto (sexta-feira), às 10h30, na Casa Libre. Ao lado dos autores Cintia Barreto e Henrique Rodrigues, eles propõem uma reflexão sobre a infância como tema estético, afetivo e político, dentro e fora do espaço escolar, destacando o papel da arte na formação da sensibilidade.

Isabelle Mesquita e “Uma preta em Paris”

Escritora, artista contemporânea e estilista, Isabelle Mesquita participa da mesa “Exu matou um pássaro ontem com uma pedra que só jogou hoje: Pedra lançada, tempo curvado – literatura em encruzilhada”, que debate o afrofuturismo como gesto político, espiritual e narrativo, em diálogo com memórias ancestrais e visões de futuro. Evento acontece em 1º de agosto (sexta-feira) às 14h, na Casa Gueto. Além disso, às 17h do mesmo dia, ela fará uma sessão especial de autógrafos de “Uma preta em Paris” na área externa da Casa Gueto.

Antonia Maria e “Famílias Adictas”

A escritora, terapeuta de família e assistente social participa da FLIP 2025 com uma série de eventos para promover seu livro e levantar discussões sobre adicção. Na Casa Escreva Garota, ela terá duas mesas fixas nos dias 31/07 e 02/08, às 12h, além de uma sessão de autógrafos no dia 01/08, às 16h. No mesmo local, também fará uma palestra no dia 02/08, às 17h, com o tema “Do Silêncio à Palavra: A Intervenção Terapêutica como transformação de famílias marcadas pela adicção”. Outra sessão de autógrafos confirmada é no dia 31/07, às 17h, na Casa Gueto.

Editor
Ilustrador, cartunista e quadrinista com mais de 30 anos de carreira. Premiado internacionalmente, destaca‐se pela crítica ácida e humor irreverente. Agora, como editor do HQPOP, ele traduz a cultura pop com ousadia e criatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *