dezembro 12, 2024
Blog Destaque Notícias

Feira Miolo(s) 2024 traz arte gráfica independente

Nos dias 2 e 3 de novembro, a Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, recebe a 11ª edição da Miolo(s), um dos mais renomados eventos de arte gráfica do país. Este ano, a feira atinge um marco histórico, reunindo 304 expositores – o maior número desde sua criação. Entre eles, 113 participantes estão estreando na feira, vindos de 14 estados brasileiros e cinco países, com 13 projetos internacionais. Para enriquecer a experiência, cerca de 40% dos expositores se revezam entre os dois dias, proporcionando uma nova configuração a cada visita. Mais detalhes e atualizações estão disponíveis no site oficial e nas redes sociais da Miolo(s).

Desde sua primeira edição, em 2014, a Miolo(s) celebra a cultura gráfica, promovida em parceria pela Biblioteca Mário de Andrade e a editora Lote 42. O evento é gratuito e ocorre das 11h às 19h. Os expositores são incentivados a doar publicações para o acervo da BMA, colaborando para a formação de um acervo de referência em cultura gráfica.

Foto Divulgação – Redes Sociais

Exposição “À MÃO” explora técnicas de impressão artesanal

Como parte da programação da Miolo(s), a mostra “À MÃO” estará aberta ao público nos dias 2 e 3 de novembro na Hemeroteca Mário de Andrade (Rua Dr. Bráulio Gomes, 139). A exposição destaca obras de publicadores que utilizam técnicas artesanais de impressão, como xilogravura, serigrafia, tipografia, e gravura em metal. No dia 1º, uma visita guiada com os organizadores da exposição – Gustavo Piqueira, João Varella e Cecilia Arbolave – inaugura a mostra, com inscrições pelo site oficial. Durante o evento, as artistas Rebeca Catarina, Giovanna Joo, Raphaelle F.V., Silvia Nastari (Quelônio) e Bruna Ximenes farão demonstrações de impressão artesanal, e os visitantes poderão levar uma gravura exclusiva.

Esquenta Miolo(s) oferece debates e oficinas

Nos dias que antecedem a feira, o “Esquenta Miolo” promove oficinas, debates e mesas redondas, totalizando 27 horas de programação sobre técnicas de impressão e edição independente. No dia 1º, o coletivo argentino Typeo discute o ativismo e a edição independente como formas de resistência cultural, seguido pelo Giro Miolo(s) – Latinoamérica, que explora o panorama das publicações independentes na América Latina com editores da Argentina, Equador, Colômbia e Peru.

Foto Divulgação – Redes Sociais

Cine Miolo(s) exibe bastidores da produção artesanal

A programação também traz o “Cine Miolo”, com vídeos curtos enviados por expositores que revelam os bastidores de sua produção artesanal. Os 28 vídeos, de 14 cidades diferentes, mostram 30 técnicas distintas, como colagem, xilogravura e serigrafia, compondo mais de uma hora de exibição no Auditório Mário de Andrade. Além disso, o Corredor de Vidro da biblioteca apresenta a exposição de lançamentos, com mais de 80 publicações inéditas da Miolo(s), oferecendo ao público um panorama da produção contemporânea de arte gráfica.

Destaque da Coluna: Valter do Carmo Moreira

Entre os convidados nesta edição da Miolo(s), a coluna destaca Valter do Carmo Moreira, professor, artista e autor de histórias em quadrinhos. Com mais de 10 anos de experiência como arte educador, Valter leciona no ensino superior (graduação e pós-graduação) e compartilha seu conhecimento em oficinas, palestras e cursos livres sobre desenho e produção artística. Colunista do site especializado em quadrinhos balburdia.net, ele é autor de obras como Viveiro (finalista do Prix de la Bande Dessinée Alternative), Cinco e Relógio, que trazem uma visão autoral e expressiva da cena independente de HQs.

Foto Divulgação – Redes Sociais

Valter lançará o quadrinho APOSTASIA, que é impresso artesanalmente, e faz uma reflexão poética sobre as feridas da ditadura que não conseguem cicatrizar. O autor estará disponível na Miolo(s) para conversas e trocas de experiências com os visitantes, proporcionando uma oportunidade única para o público se aprofundar no universo das HQs e nas técnicas de criação que permeiam suas obras. Para quem deseja conhecer mais sobre o trabalho de Valter, seus livros e quadrinhos também estarão expostos e à venda na feira, representando um convite para mergulhar na produção contemporânea de histórias em quadrinhos brasileiras.

Foto Divulgação – Redes Sociais

Mais informações e a programação detalhada podem ser acompanhadas nas redes sociais e no site oficial da Miolo(s): www.feiramiolos.com.br 

Quadrinista, ilustrador, escritor e artista multimídia. Criador da Turma do Pitiú e Xibé, que são histórias de dois urubus que moram no mercado do Ver-o-Peso em Belém do Pará e falam sobre questões ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *