Enquanto a indústria de streaming massifica o consumo de hits descartáveis, as lojas de vinil resistem como santuários do bom gosto e da autenticidade musical.
Os famigerados streamers, top trending versus a boa e velha sonoridade analógica do vinil. Seria a guerra entre Davi e Golias, a internet popularizou a música, mas em contra partida relegou os primeiros lugares a experiências musicais inferiores, lugares rasos e letras minúsculas. Sim. Quem tem acesso e paga uma mensalidade geralmente com baixos custos sabe do que estou falando, os top trendings do Brasil levam o país reconhecido mundialmente pela delicadeza e musicalidade superior, para a vala, para o lixo do imediatismo. Para o consumo fordista de ritmos que cultivam a imbecilidade como regra primordial. Mas, existe um bastião de combate, uma resistência que cultiva a boa música: as lojas de vinil que pouco a pouco fincam a sua bandeira do bom gosto, espalhadas pelo país e ainda de difícil acesso em relação aos custos das taxas dos streamers.
Como sempre e em qualquer lugar o que é bom custa caro, mas existem lugares e pessoas que podem oferecer preços combativos. Como colecionadora de vinis eu já garimpei em vários estados do país e vou falar de quatro lugares mágicos que eu pisei onde o vinil é cultivado como morangos, como um açaizeiro no quintal de um amazônida ou como a rabada com agrião do carioca, é possível saborear e se você tiver bom apetite, são lugares mágicos.
O primeiro que irei recomendar a visita é um canto de bons preços e conversa animada que se chama Marcos Recordes vulgo Queixinho, são reconhecidamente os melhores valores de discos que você irá encontrar na cidade de Belém do Pará, localizado na esquina com a José Bonifácio passando o Mercado de são Braz. Lá eu já encontrei verdadeiras pérolas da música.
Outro point arrebatador é a Space X comandado pelo jovem Matheus de 25 anos, que começou a sua saga no mundo dos vinis com 13 anos e um sonho, hoje ele é o feliz proprietário de uma prospera loja com preços que podem começar de 5 míseros reais ao topo, e o topo em se tratando de um vinil é negociável sempre. A Space X é a única loja física de discos do Vale do Paraíba. Localizada na Rua Dos Andradas 414 Centro Em Pindamonhangaba Interior De São Paulo. Seu Instagram está recheado de pedras preciosas do cancioneiro mundial @SpaceX.discos.
No centro do país no bairro mais acolhedor da cidade de Brasília se encontra a Boa viagem discos, lá você irá se deparar com o Delara um conhecedor de discos de 200 anos de idade, ele é jovem, mas seu acumulo de informações é secular.
E por fim uma loja que é uma festa, no bairro mais aconchegante da cidade do Rio de Janeiro existe uma loja que é frequentada por djs, amantes do vinil e de repente você está no meio de uma festa. Comandada pelo Argelino mais carioca do Brasil chamado Mustafa Baba-Aissa, localizada na Av. Almirante Alexandrino 111, Santa Teresa.
Encerrei a lista com a loja do Mustafa pois não é apenas uma loja é uma celebração para os amantes da música. Uma reserva de alegria e sonoridades. Sobre os top trending das lojas de discos são tesouros piratas escondidos. E você que não aguenta mais músicas que esfregam o chifre no asfalto ou mandam você sentar, sentar, sentar, caminhe até uma loja dessas e desfrute do bom da vida.
1 Comente