“Como Pedra”, de Luckas Iohanathan, leva o Prêmio Jabuti 2024 com força avassaladora
Na noite de terça-feira (19), o Jabuti coroou Como Pedra, de Luckas Iohanathan, como vencedor da categoria Histórias em Quadrinhos na edição de 2024. Publicada pela Comix Zone, a obra não apenas confirma o talento emergente de Iohanathan, mas também reforça a força narrativa dos quadrinhos brasileiros em um cenário literário cada vez mais diversificado.
Ambientada em um sertão árido e cruel, Como Pedra narra a luta de uma família contra a fome, a seca e as adversidades impostas por uma doença silenciosa que aprisiona sua filha em uma cadeira de rodas. A fé se torna o refúgio da mãe, que reza desesperadamente por um milagre. Quando um grupo de peregrinos chega, trazendo mensagens divinas, a trama dá uma guinada em direção a um pesadelo febril que desafia as barreiras da realidade.
O prêmio, instituído em 1959, abriu espaço para os quadrinhos em 2017, e desde então tem destacado narrativas gráficas que transcendem o formato. Este ano, o júri — formado por Alcimar Frazão, Marcelo D’Salete e Marcelo Jackow — avaliou aspectos como técnica narrativa, construção de enredo e personagens, e a interação dinâmica entre imagem e texto.