dezembro 12, 2024
Destaque Notícias

Os quadrinhos brasileiros que estão no radar do maior festival da França

O Festival de Angoulême 2025 homenageia os quadrinhos espanhóis. Imagem: Divulgação

Festival de Angoulême revela os 84 quadrinhos indicados em diversas categorias, destacando obras de todo o mundo e talentos brasileiros na disputa pelo Fauve d’Or.

A lista dos quadrinhos indicados ao prestigiado Festival de Angoulême 2025 foi divulgada nesta quinta-feira (21). O evento, que celebra o melhor da nona arte publicada em francês entre 1º de dezembro de 2023 e 30 de novembro de 2024, reúne 84 títulos em competições diversas, com destaque para a Seleção Oficial.

Essa categoria principal conta com 44 obras que concorrem aos principais prêmios, como Melhor Álbum, Melhor Série, Prêmio do Público e Revelação. Além dela, outras seleções se dedicam a aspectos específicos: o Prêmio do Patrimônio homenageia obras de relevância histórica, o Fauve Polar explora o universo policial, o Eco-Fauve premia HQs com temas ecológicos, e há categorias dedicadas a publicações independentes e ao público infantojuvenil.

O talento brasileiro brilha em Angoulême 2025: Luckas Iohanathan e Matheus Lopes representam o país na prestigiada Seleção Oficial do festival. Imagem: reprodução

Entre os destaques da Seleção Oficial estão dois brasileiros: Luckas Iohanathan, com Como Pedra (publicado no Brasil pela Comix Zone), e Matheus Lopes, colorista de Void Rivals, HQ criada por Robert Kirkman e Lorenzo De Felici, que ainda não chegou ao mercado nacional.

Obras internacionais já lançadas no Brasil também figuram na lista, como A Estrada, de Manu Larcenet (Pipoca & Nanquim, 2024), Berserk Vol. 42, de Kentaro Miura e Studio Gaga (Panini Comics, 2024), Dementia Vol. 2, de Shintaro Kago (Todavia, 2023), O Verão em Que Hikaru Morreu Vol. 3, de Mokumokuren (Panini Comics, 2024) e Hirayasumi Vol. 4, de Keigo Shinzou (Panini Comics, série em andamento). Na lista Fauve Polar, destaca-se O Bom Asiático, de Pornsak Pichetshote, Alexandre Tefenkgi e Lee Loughridge (Pipoca & Nanquim, 2024).

Os vencedores do Fauve d’Or e dos demais prêmios serão anunciados durante o festival, que acontece de 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025. Para quem ama quadrinhos, é a celebração definitiva do poder das HQs como arte e narrativa global.

Editor
Ilustrador com mais de 30 anos de carreira, é cartunista e quadrinista. Com participações e prêmios em exposições internacionais, destaca-se por sua arte crítica e seu envolvimento em projetos de humor gráfico mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *