Rod Rodrigues traz as visagens paraenses para o universo da animação na Mostra Sesc de Cinema
Moça do Taxi, Lobisomem da Pedreira, Porca do Reduto, Sombras do Largo da Sé. As histórias familiares têm inspiração na obra de Walcyr Monteiro e chegam às telas do cinema através da animação “Visagens e Visões”, de Rod Rodrigues, selecionado na 7ª edição da Mostra Sesc de Cinema – MSDC, que ocorre até 30/11, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso. A sua obra será exibida gratuitamente no sábado, às 09h30, na unidade.
“Criamos uma história no formato antologia, onde, durante uma viagem noturna, um taxista conta a uma passageira estranhos casos ocorridos em diferentes bairros da cidade. As histórias contadas vão aos poucos transformando as perspectivas e crenças da moça, ao mesmo tempo em que nos contam sobre as pessoas, espaços, cultura e transformações da cidade”, explicou o diretor sobre a escolha de adaptar o livro “Visagens e Assombrações de Belém”, uma obra clássica da literatura paraense.
A produção durou por volta de 10 meses e mistura a animação tradicional com o estilo motioncomics. “Montamos uma equipe muito criativa, com artistas paraenses de estilos diversos, com o objetivo de que cada segmento da antologia tivesse uma identidade própria, correlacionada com a temática do segmento. Assim, conseguimos fazer com a que a estética e narrativa da animação representasse a cidade como ela é: plural”, contou.
“Visagens e Assombrações de Belém” é um clássico local, uma leitura que é passada de geração para geração. “O curta foi pensado pra ser consumido por todos os públicos, mas, assim como o livro de Walcyr Monteiro, o filme acaba tendo uma conexão forte com o público infantojuvenil, devido o teor de mistério das histórias que geram curiosidade sobre a cidade”, observou.
Agora, com a Mostra Sesc de Cinema, as lendas de Belém vão circular por todas as regiões do país, impactando crianças e adultos com o imaginário local. “A MSDC é um dos festivais mais legais do país. É uma honra gigante para a gente estar na seleção desse ano, ainda mais no panorama infantojuvenil. É uma oportunidade única poder passar junto com várias outras obras interessantíssimas, que abordam diferentes contextos pelo país afora, e também na mostra regional. A gente está muito feliz e realizado de fazer parte desse evento cultural que valoriza o cinema independente. Ser selecionado para a MSDC faz a gente acreditar que estamos no caminho certo.”
A MOSTRA
Lançada em 2017, a Mostra Sesc de Cinema se consolida como um dos principais canais de incentivo e fomento ao cinema independente do país. O projeto reúne produções que não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais de cinema, dando visibilidade à produção cinematográfica brasileira e contribuindo para a promoção de novos talentos no setor de audiovisual. Ela ocorrerá de 28 a 30/11, no Sesc Ver-o-Peso. A programação completa está disponível no site.
Com informações de assessoria de comunicação.