Gaulês favorito chega à Lusitânia em HQ que promete recordes
O maior lançamento de quadrinhos de 2025 já tem nome: “Astérix en Lusitanie”. O 41º álbum da icônica série criada por René Goscinny e Albert Uderzo será publicado internacionalmente no dia 23 de outubro de 2025, com roteiro de Fabcaro e arte de Didier Conrad. Enquanto a Europa se prepara para uma febre de pré-venda, ainda não há previsão de lançamento oficial no Brasil.

A nova aventura leva Astérix e Obélix até a antiga província romana da Lusitânia, atual Portugal e parte da Espanha, em uma trama que resgata personagens clássicos e promete aquela mistura afiada de humor e história que consagrou a franquia. Segundo Fabcaro, um dos destaques será o retorno de um Lusitano escravizado, apresentado originalmente em Astérix e os Domínios dos Deuses (1971), que agora pede ajuda aos guerreiros gauleses.
A expectativa é que o álbum repita o sucesso de seus antecessores, com um impressionante lançamento mundial em dezenas de idiomas e uma tiragem superior a 5 milhões de cópias. Só na França e na Bélgica, ele já é cotado para liderar não só as vendas de quadrinhos, mas também do mercado literário como um todo.
Com uma capa que exibe as famosas calçadas de Lisboa, “Astérix en Lusitanie” faz um aceno ao público português, que tem uma relação histórica com a franquia: foi o primeiro país a traduzir Astérix. Como destaca Conrad, “É estranho que nunca tenhamos feito uma história lá antes. Portugal sempre foi um grande parceiro da série.”
Agora, os fãs brasileiros esperam ansiosos pelo anúncio da edição nacional. Até lá, resta aguardar.
