julho 11, 2025
Games

BelJogos na RetroCon SP

Reprodução

Durante os dias 25, 26 e 27 de julho em São Paulo, os amantes de jogos retrô estão reunidos na terceira edição da Retrocon.

O evento, apesar de ser direcionado para os jogos e videogames antigos, também contará com exposições; lojas; influenciadores; convidados especiais que fizeram parte da indústria; publicações especiais; artistas gráficos; ilustradores; campeonatos e o principal: desenvolvedores independentes mostrando seus jogos.
A RetroCon é concebida por três forças deste universo retrô: A Casa do VideoGame, Mr. Games e a Warpzone. Duas lojas referência do mercado de jogos antigos e uma comunidade voltada para publicação de revistas, livros de luxo, canais no YouTube, podcasts e tudo relacionado ao mundo dos videogames.
Entre todas as atrações que o evento vai oferecer, os desenvolvedores indies ganham destaque, pois são eles que continuam a manter a alma e a estética dos jogos antigos, vivos. Neste ponto, a presença da comunidade do BelJogos se faz importante.

BELJOGOS

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​É uma comunidade do estado do Pará, com mais de 20 anos de existência e contando atualmente com mais de 191 membros, voltada para o fomento da cultura gamer. Com eventos promovidos durante vários anos, palestras e oficinas ministradas em diferentes instituições de ensino pelo estado. Mais de 10 anos ajudando e promovendo a Global Game Jam no Pará. O estande do BelJogos contará com a presença de cinco jogos independentes produzidos no estado, os quais são:​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

CODE Bunny: Axel e Hazel são membros do Programa Espacial VY. Um projeto visando explorar o Aethr – fonte derradeira de energia – do Cometa Yliaster. Quando um novo inimigo chamado Mad Bunny ameaça o projeto, eles devem lutar, enquanto descobrem uma conspiração oculta no mundo em que vivem…
CODE Bunny é um jogo de plataforma de ação 2D em ritmo acelerado, onde mecânicas de combate e movimentos de alta velocidade se unem! Onde cada personagem possuí uma jogabilidade e histórias únicas que se conectam e envolvem outros personagens interessantes. Desenvolvido pelo Team Seventh Star e publicado pela Nuntius Games e Vsoo Games.

Heróis da Luz: Um jogo de narrativa visual onde o jogador vai aprender tudo que envolve os procedimentos de ressuscitação cardio pulmonar e vai exercitar este aprendizado em vários locais. Jogo sério desenvolvido como resultado de uma dissertação de mestrado para o programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPCA) e do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE) pela Universidade Federal do Pará ( UFPA ) em Tucuruí. Criado por Ingrid Mendes, Maycon Nogueira, Otávio Noura e Filipe Valente.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Lendas da Amazônia: Produzido com o incentivo da Lei Paulo Gustavo, Lendas da Amazônia é um game que retrata as criaturas encantadas da Amazônia Brasileira, um game 2.5D de plataforma estilo Little Nightmares,  que carrega um pouco da cultura paraense em uma breve história e 8 fases. onde para passar de fase você deve encontrar o muiraquitã. Criado por Woylle Masaki.

Project: Chameleon: Project Chameleon é um jogo furtivo onde você deve se transformar em objetos para passar despercebido por seus inimigos. Jogue como Siren, uma espiã de elite que executa missões ao redor do mundo. Manipule o ambiente, planeje armadilhas e use poderosos gadgets em cada missão. Desenvolvido e publicado pelo Anonymous King.

WaldoNo Coração da Cidade: é um jogo sobre o Waldo, um mosquitinho com uma limitação física e que, junto com seus amigos, combate os mosquitos transmissores da dengue. Controle o Waldo, no estilo dos jogos de tiro, e tente derrotar todos os mosquitos transmissores desta doença terrível, a dengue. Desenvolvido pelo Maniva Studio.

Foto Divulgação: Ingrid Mendes

Ingrid Mendes e Filipe Valente, representantes da comunidade local BELJOGOS, estão se preparando para sua primeira participação na Retrocom, que acontece no próximo mês, em São Paulo. Ingrid é Cientista da Computação, Mestre em Computação Aplicada pelo PPCA, Doutoranda no PPGEE, aprendiz de GameDev, Analista de Qualidade com certificação CTFL 4.0 e atuante na BELJOGOS desde 2008. Para ela, o evento representa uma grande oportunidade: “O intuito é ajudar a divulgar mais os trabalhos dos desenvolvedores de jogos independentes. Fazer novas conexões, abrir novas portas e possibilidades”, destaca.

Animados com as perspectivas que a Retrocom pode abrir, eles já olham para o futuro com um plano ambicioso: “Ano que vem, estamos querendo nos juntar com a galera do Amazonas e levar uma comitiva do Norte”. A presença de representantes da BELJOGOS reforça o movimento crescente de valorização e visibilidade da produção independente da região Norte no cenário nacional de games.

editor
Entusiasta em hardware hacking e biohacking, pesquisador em Segurança da Informação e adepto da cultura do software livre. Líder fundador do Capítulo OWASP Belém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *