julho 6, 2025
Notícias

Continuação inédita de “O Eternauta” pode enfim ser lançada

Reprodução

Escrita por Héctor Oesterheld e desenhada por Carlos Barocelli, HQ inédita de O Eternauta pode ganhar publicação após sucesso da série da Netflix

O clássico argentino O Eternauta, de Héctor Oesterheld e Francisco Solano López, pode ganhar uma continuação inédita em quadrinhos, mesmo décadas após a criação da obra. A informação foi revelada por Carlos Barocelli, artista escolhido por Solano López para desenhar a HQ baseada em um roteiro original de Oesterheld. Até hoje, a história só havia sido publicada em formato de romance no livro El Eternauta y otras historias, lançado pela editora Colihue em 1995.

Intitulada “La Resistencia”, a trama se passa entre os acontecimentos da primeira e da segunda parte de O Eternauta. Nela, o protagonista Juan Salvo é transportado para o planeta Continuum 4 e interage com os “Mãos”, raça alienígena central da saga original. A narrativa evolui para uma guerra entre raças, culminando em um conflito épico ambientado em Nova York.

Segundo entrevista de Barocelli ao portal argentino Rosario3, o sucesso da série da Netflix estrelada por Ricardo Darín reacendeu o interesse das editoras em lançar a HQ. “Acredito que agora vai. Só espero que aconteça enquanto ainda estou por aqui”, brincou o artista, que guarda os originais há mais de 20 anos.

No Brasil, O Eternauta ganhou nova edição em 2024 pela Pipoca & Nanquim, que já publicou a primeira parte e está com a segunda em pré-venda. A obra também teve uma versão alternativa ilustrada por Alberto Breccia, lançada por aqui pela Comix Zone.

Considerado um dos maiores marcos da ficção científica política nos quadrinhos latino-americanos, O Eternauta segue vivo — e pronto para mais um capítulo inédito na história das HQs.

Editor
Ilustrador, cartunista e quadrinista com mais de 30 anos de carreira. Premiado internacionalmente, destaca‐se pela crítica ácida e humor irreverente. Agora, como editor do HQPOP, ele traduz a cultura pop com ousadia e criatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *