setembro 4, 2025
Notícias

Feira Muvuca reúne mais de 200 artistas na Bienal de Quadrinhos

Feira Muvuca leva 200 artistas ao Museu Oscar Niemeyer durante a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, com entrada gratuita e intensa programação cultural. Divulgação

Encontro acontece no Museu Oscar Niemeyer entre 4 e 7 de setembro com entrada gratuita e programação intensa de bate-papos e oficinas.

A Feira Muvuca está de volta e promete ser um dos pontos altos da 8ª Bienal de Quadrinhos de Curitiba, reunindo cerca de 200 artistas do Brasil e da América Latina. O encontro acontece entre os dias 4 e 7 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer (MON), com entrada gratuita.

Conhecida por sua atmosfera de troca direta entre artistas e público, a Muvuca é espaço para autógrafos, fotos, conversas e compra de HQs diretamente com os quadrinistas. Além da feira, o evento contará com o Palco Ocupa, que trará mais de 30 bate-papos e apresentações propostas pelos próprios expositores.

Um dos destaques é a mesa “Desenhando Notícias”, na sexta-feira (5), às 13h, com Amanda Miranda, Cecilia Marins, Gabriela Güllich e Pablito Aguiar. Outras conversas incluem “Movimentos Migratórios: Navegar é Preciso?” (quinta, 4), “A Realidade Desenhada pela IA” (sábado, 6) e “Autobiografia e Autoficção” (domingo, 7), que terá a participação de nomes como Zeina Abirached, Karipola, Ing Lee e Jefferson Costa.

Além da Feira Muvuca, a Bienal se espalha por outros espaços da cidade, como o MuMA (Portão Cultural), Gibiteca de Curitiba, Estúdio Riachuelo e Cine Passeio, oferecendo mais de 50 conversas, oito exposições e dez oficinas. Este ano, o tema central é “Futuros Possíveis”, com ações descentralizadas em escolas públicas e cidades do Paraná, como Paranaguá, Pato Branco e Foz do Iguaçu.

Com uma programação diversa e gratuita, a Bienal reafirma Curitiba como um dos polos mais importantes dos quadrinhos no Brasil.

Editor
Ilustrador, cartunista e quadrinista com mais de 30 anos de carreira. Premiado internacionalmente, destaca‐se pela crítica ácida e humor irreverente. Agora, como editor do HQPOP, ele traduz a cultura pop com ousadia e criatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *