População paga regularmente por plataformas de séries e filmes (80%), assinatura de benefícios de marketplaces (60%), streaming de músicas (56%), delivery de comida (42%) e academia (40%)
A assinatura de serviços variados já faz parte da rotina de 88% dos brasileiros, de acordo com o estudo Adyen Index – Digital Report 2024, realizado pela Adyen, líder em tecnologia de pagamentos para grandes empresas. Apesar dos benefícios de tempo e conveniência, a pesquisa aponta que 39% dos entrevistados pretendem cancelar alguma assinatura nos próximos 12 meses.
“A popularização da oferta de assinaturas, além de ampliar o acesso a certos produtos e serviços, também moldou os hábitos de consumo, trazendo conveniência à rotina do consumidor. Para as empresas, trata-se de uma oportunidade significativa de fonte de receita”, explica Renato Migliacci, Vice-Presidente de Vendas da Adyen Brasil. “Para reduzir cancelamentos e fortalecer a lealdade do consumidor, que busca recompensas por sua recorrência, as empresas podem disponibilizar ofertas personalizadas e descontos para assinantes com baixo engajamento”.
O estudo Adyen Index – Digital Report 2024 contou com a participação de 2 mil consumidores e 400 empresas digitais no Brasil. No recorte geracional, 90% da geração Z utiliza serviços de assinatura. Entre os respondentes nascidos de 1928 a 1945, a porcentagem ainda é alta: 75%. Em geral, 22% assinam pelo menos dois serviços simultaneamente, 20% assinam três e 19,5% assinam apenas um.
As assinaturas de plataformas de séries e filmes são as mais populares entre os entrevistados, com adesão de 80%, seguidas de benefícios em marketplaces (como descontos em frete e acesso a ofertas especiais, com 60%), streaming de músicas (56%), delivery de comida (42%) e academia (39%). Ao mesmo tempo, são os mesmos serviços mencionados que os entrevistados pretendem cancelar no próximo ano, sendo 11% para música e assinatura de benefícios em marketplace, 10% para filmes e aplicativos de delivery de comida e 9% para academia.
Por outro lado, a maior parte das empresas entrevistadas (80%) pretende investir nesse segmento no próximo ano, e, 47% pretendem incluir novas linhas de produtos ou serviços para ampliar sua oferta. A experiência do consumidor, entretanto, deve estar no centro dessa estratégia.
De acordo com a pesquisa da Adyen, ao menos 40% dos entrevistados desistem do processo de compra se não puderem pagar da maneira que desejam. “A etapa de pagamentos deve ser visualizada pelas empresas como uma parte estratégica do negócio. Hoje, a tecnologia permite reduzir a fricção e o churn involuntário, quando o consumidor para de pagar o serviço sem querer, por um cartão expirado, por exemplo. Estão disponíveis funcionalidades como atualizações automáticas de cartão e modelos de inteligência artificial, que aumentam as chances das transações serem aprovadas”, explica Renato.
Consumidor busca personalização e praticidade
O Digital Report da Adyen também apontou algumas das principais demandas dos entrevistados. O desejo por uma experiência personalizada foi mencionado por 37% dos consumidores e, com isso, 27% deles seriam mais fiéis a uma marca. Além da experiência personalizada, outra ação que torna os mais fiéis é a oferta de descontos personalizados, tema mencionado por 59% dos entrevistados, seguido por um bom atendimento ao cliente (52%) e facilidade com reembolsos (42%).
Por fim, os entrevistados também buscam opções diversificadas na hora do pagamento da assinatura, e 44% deles seriam mais fiéis a uma marca que oferecesse isso. Embora o cartão de crédito seja o método mais utilizado pelos entrevistados para esses serviços (70%), seguido do cartão de débito (43%), 21% dos brasileiros gostariam de realizar o pagamento via débito automático e 18% gostariam de pagar com carteira digital, como Apple Pay ou Google Wallet.
Com informações de assessoria de comunicação