julho 6, 2025
Notícias

Tex ganha nova edição de livro que narra sua trajetória no Brasil

reprodução

“Tex: o Mocinho do Brasil”, de Gonçalo Junior, ganha nova edição ampliada com capas raras, entrevista com Sergio Bonelli e curiosidades inéditas

A trajetória do lendário cowboy da Bonelli ganha uma nova homenagem. O jornalista Gonçalo Junior — autor de A Guerra dos Gibis — terá seu clássico livro Tex: o Mocinho do Brasil relançado em edição ampliada pela editora Noir. A obra já está em campanha no Catarse e tem previsão de lançamento para outubro de 2025.

Publicado originalmente em 2008, o livro apresenta um panorama completo da chegada e consolidação de Tex Willer no Brasil, abordando desde as primeiras revistas da editora Júnior, nos anos 1950, até os dias atuais. A nova edição conta com capa inédita de Manoel de Souza, revisão de Leonardo Vicente e consultoria especializada de Higor Lopes.

Além de incluir todas as capas da revista Júnior em cores, o livro traz novos conteúdos, como o primeiro fanzine brasileiro dedicado a Tex (lançado em 1979), perfis dos tradutores Paulo Guanaes e Júlio Schneider, uma entrevista exclusiva com Sergio Bonelli sobre sua estreia no personagem e detalhes de uma rara sátira erótica publicada em 1982.

A republicação também aborda episódios pouco conhecidos, como casos de plágios e edições piratas de Tex no Brasil, revelando bastidores e curiosidades da história editorial do personagem.

Campanha dupla com Ken Parker

Junto à nova edição de Tex: o Mocinho do Brasil, a campanha do Catarse inclui o lançamento do livro Ken Parker – Guia da Série Clássica com Entrevista Inédita de Ivo Milazzo, também de Gonçalo Junior. A obra oferece um guia detalhado dos 59 volumes da série clássica e histórias de bastidores do herói criado por Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo.

Com essa dupla homenagem aos cowboys dos quadrinhos, a editora Noir reforça seu compromisso com a preservação e valorização da memória dos quadrinhos no Brasil — agora com muito mais conteúdo, para novos e antigos fãs.

Editor
Ilustrador, cartunista e quadrinista com mais de 30 anos de carreira. Premiado internacionalmente, destaca‐se pela crítica ácida e humor irreverente. Agora, como editor do HQPOP, ele traduz a cultura pop com ousadia e criatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *