Projeto promove oficinas de quadrinhos, podcasts e exposições gratuitas em cinco cidades do Pará, com acessibilidade em Libras e foco em educação.
Um dos projetos mais queridos da cultura pop amazônica está de volta aos holofotes. A Turma do Açaí completa 25 anos de histórias, humor e resistência cultural, e para celebrar a trajetória trouxe uma série de atividades culturais em cinco escolas públicas nas cidades de Belém, Ananindeua, Igarapé-Miri e Abaetetuba.
Com o título “A TURMA DO AÇAÍ – 25 ANOS E MUITAS HISTÓRIAS ONLINE”, o projeto realiza durante o mês de agosto uma programação gratuita com oficinas de quadrinhos, contação de histórias, gravação de podcasts e audiobooks, além de exposições com tirinhas da famosa Turma. E tudo isso com acessibilidade em Libras, valorizando a inclusão em todos os momentos.
A estreia acontece no dia 4 de agosto, às 11h, na Escola Municipal Professor Helder Fialho Dias, no distrito de Outeiro, em Belém. O projeto é voltado a estudantes e professores do ensino fundamental e médio, aproximando os jovens da linguagem dos quadrinhos e da comunicação digital.
Criada em 2000, a Turma do Açaí retrata de forma bem-humorada o cotidiano paraense e se consolidou como um dos primeiros projetos de quadrinhos com identidade regional no Brasil. Agora, ao completar um quarto de século, expande sua atuação para o ambiente escolar com ferramentas que conectam arte, tecnologia e educação.
A realização é possível graças ao apoio da Política Nacional Aldir Blanc, Fadesp, Secretaria de Cultura do Pará, Ministério da Cultura e Governo Federal, através do edital de fomento à circulação de projetos culturais.

Prepare o coração, os lápis e os fones de ouvido. A Turma do Açaí está pronta para mais uma grande aventura — agora ao lado da nova geração.