dezembro 12, 2024
Blog Destaque Quadrinhos

A vida excêntrica e sombria de William Seabrook, criador dos zumbis

Reprodução

O Abominável Sr. Seabrook: A Vida Excêntrica e Sombria do Homem que popularizou os zumbis

Quem é William Seabrook?? Muitos como eu, possivelmente, nunca ouviram falar desse excêntrico escritor, até o momento que Joe Ollman nos apresenta a história daquele que ajudou a popularizar a figura dos zumbis na cultura popular norte-americana, no início do século XX. Em “O Abominável Sr. Seabrook”, Joe Ollman nos guia por toda a vida de Seabrook, desde uma infância fora do comum até seu fim trágico, marcado pelo alcoolismo, em uma tentativa de compreender a trajetória de um homem cuja vida foi cheia de excessos e contradições.

A dedicação de Ollman à pesquisa se traduz em uma narrativa rica em detalhes e complexidade, explorando tanto a vida pessoal quanto a carreira de Seabrook – aspectos estes que, no caso dele, eram praticamente inseparáveis. Seabrook era uma figura de destaque, com uma popularidade impulsionada por suas aventuras e escritos sobre viagens. Suas explorações pelo Oriente Médio, Haiti e África, em uma época em que o “exotismo” era uma coisa natural, cativaram o público e solidificaram seu status de aventureiro. Cultivando em si uma reputação de canibal, ocultista e boêmio, sempre em meio a artistas e escritores de renome.

A divisão em capítulos segue a cronologia da produção literária e as fases da vida de Seabrook, com o ápice em suas primeiras e mais empolgantes viagens – quando ele ainda parecia aberto a descobertas. Ollman intercala suas próprias reflexões no decorrer da narrativa, proporcionando uma visão pessoal sobre o impacto de Seabrook.

Visualmente, o quadrinho utiliza uma estrutura de nove quadros por página, o que garante clareza, mas também pode deixar alguns trechos um pouco cansativos. Ollman faz uso abundante de recordatórios, o que adiciona um peso extra ao texto na HQ. Ainda assim, o estilo de arte, predominantemente em tons de azul e com traços cartunescos, é uma escolha acertada que complementa bem o tom da obra.

Para quem gosta de uma boa biografia, independentemente de quem seja o biografado, “O Abominável Sr. Seabrook” é uma leitura envolvente. Ao longo de suas 300 páginas, Ollman constrói um retrato fascinante e íntimo de Seabrook, dando ao leitor uma compreensão do que o tornava uma figura tão complexa e intrigante.

“O Abominável Sr. Seabrook”
De Joe Ollman
320 páginas
Quadrinhos na Cia. | 2024
Tradução: Érico Assis

Quadrinista, ilustrador, escritor e artista multimídia. Criador da Turma do Pitiú e Xibé, que são histórias de dois urubus que moram no mercado do Ver-o-Peso em Belém do Pará e falam sobre questões ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *