Residência artística “BD Encontra a HQ” cria exposição inédita com artistas brasileiros e franceses na 8ª Bienal de Quadrinhos de Curitiba
A Bienal de Quadrinhos de Curitiba promete ser um dos eventos mais importantes do calendário cultural de 2025. Entre os dias 4 e 7 de setembro, a capital paranaense será palco de encontros criativos entre artistas brasileiros e franceses, como parte da programação especial da Temporada França-Brasil, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Um dos destaques da 8ª edição do evento é a residência artística “BD Encontra a HQ”, que reunirá talentos dos dois países em dez dias de imersão criativa na Gibiteca de Curitiba. O projeto culminará em uma exposição inédita aberta ao público a partir de 4 de setembro.

Participam da residência os franco-brasileiros Matthias Lehmann, autor de Chumbo (Nemo, 2024), e Clara Chotil, de Ópera Negra (Veneta, 2023), ao lado dos brasileiros Álvaro Maia, Riot Sistah e Camila Sombra, sob a coordenação de Weaver Lima e co-curadoria de Guilherme Caldas.
Além da residência, a Bienal contará com a presença de nomes importantes do mercado editorial francês, como Sylvain Coissard (Gallimard BD e Sarbacane), Alice Rocca (Mediatoon), Edmond Lee (Boîte à Bulles e Les Humanoïdes Associés) e Ela Bartlett (Les Arènes). O evento Quai des Bulles, da cidade de Saint-Malo, também será representado por Elize Ducange e Laurent Houssin, que lançará no Brasil a HQ Sertão: Agroecologia, resistência e fé (Nemo).
A Bienal de Quadrinhos de Curitiba 2025 acontecerá em diversos pontos da cidade, como o Museu Oscar Niemeyer, MuMA, Estúdio Riachuelo, Cine Passeio e a Gibiteca de Curitiba. O tema desta edição, “Futuros Possíveis”, abre espaço para debates sobre emergência climática, diversidade, migrações, inteligência artificial e democracia — conectando a arte sequencial às questões urgentes do mundo contemporâneo.
A iniciativa tem apoio do Institut Français, Instituto Guimarães Rosa, Embaixada do Brasil na França e Embaixada da França no Brasil, reforçando o compromisso com o intercâmbio cultural e o fortalecimento da cena de quadrinhos independente dos dois países.