Nova edição de Cabanagem e outros títulos inéditos marcam presença da editora na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.
A Editora da UFPA confirma presença de peso na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que acontece de 16 a 22 de agosto de 2025, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém. Entre os destaques está o aguardado relançamento de Cabanagem: a Revolução Popular da Amazônia, de Pasquale Di Paolo, com texto revisado, atualizado e novas ilustrações.

A obra, referência no estudo das lutas populares do século XIX, será lançada oficialmente no dia 17 de agosto, às 18h, durante a programação da feira. “O livro lança luz sobre a vida daqueles que estiveram na linha de frente das batalhas, sobretudo as populações originárias”, afirma o reitor Gilmar Pereira da Silva na apresentação da nova edição.
O estande da editora reunirá mais de 3 mil títulos próprios e de 52 selos parceiros, incluindo nomes como Companhia das Letras, Grupo Editorial Record, Editora 34, Nau e Livraria da Física. Entre os lançamentos confirmados estão: Visões da Natureza: História Ambiental na Amazônia Colonial, de Wesley Oliveira Kettle (18/08); A História da Arte e as Imagens da Amazônia, de Aldrin Moura de Figueiredo (19/08); e duas novas obras de João de Jesus Paes Loureiro, Cultura Amazônica Sempre: Rapsódias Teóricas e Barcarolas: uma Arte Poética (21/08).
A Feira Pan-Amazônica do Livro é um dos maiores eventos literários da região Norte, reunindo editoras, autores, pesquisadores e leitores apaixonados. A edição deste ano presta homenagem à escritora Wanda Monteiro e ao compositor Mestre Damasceno, criador do Búfalo Bumbá.
Com programação intensa e diversidade de obras, a presença da Editora da UFPA reafirma seu compromisso com a difusão da literatura e da cultura amazônica para o Brasil e o mundo.