Bilquis Evely, Matheus Lopes e Frank Martin representam o Brasil na maior premiação dos quadrinhos do mundo
Os indicados ao Eisner Awards 2025 foram anunciados nesta quinta-feira (15), revelando uma lista com mais de 150 títulos de cerca de 70 editoras que marcaram o cenário dos quadrinhos em 2024. Considerado o “Oscar dos quadrinhos”, o prêmio é um dos mais prestigiados da indústria e será entregue durante a San Diego Comic Con, em 25 de julho.
O Brasil marca presença com destaque: Bilquis Evely concorre nas categorias de Melhor Artista/Arte-finalista e Melhor Capista, por seu trabalho em Helen de Wyndhorn, projeto em parceria com Tom King e Matheus Lopes. Este último também foi indicado como Melhor Colorista pela mesma obra, prevista para ser lançada no Brasil pela editora Suma em julho. Juntos, eles também disputam a categoria de Melhor Minissérie.

Outro brasileiro lembrado foi o colorista Frank Martin, que integra a equipe criativa de Absolute Batman, indicado a Melhor Nova Série. O título será publicado no Brasil pela Panini, embora ainda sem data confirmada. A editora norte-americana com maior número de indicações foi a Fantagraphics, seguida pela DC Comics e pela First Second/Macmillan.
Entre os nomes mais lembrados deste ano está Tom King, com quatro indicações, incluindo Melhor Roteirista. A lista também destaca obras já publicadas ou anunciadas no Brasil, como Minha Coisa Favorita É Monstro (Livro 2), A Estrada, O Departamento da Verdade e Mulher-Maravilha, mostrando o crescimento do público brasileiro de HQs e a atenção das editoras nacionais ao mercado internacional.
