maio 9, 2025
Quadrinhos

HQ retrata drama das enchentes no RS com sensibilidade

Reportagem em quadrinhos de Pablito Aguiar sobre enchentes no RS ganha versão impressa

Pablito Aguiar transforma reportagem em quadrinhos tocante e necessária

Há um ano, o Rio Grande do Sul viveu uma das maiores tragédias climáticas de sua história. No epicentro dessa devastação, o quadrinista Pablito Aguiar deu início, em maio de 2024, a uma série de 14 reportagens em quadrinhos, que, com sensibilidade e realismo, retratavam o drama das vítimas das enchentes. Originalmente publicada no portal jornalístico Sumaúma, a obra Água Até Aqui agora ganha uma versão impressa, fruto de uma parceria com a editora Arquipélago.

O livro-reportagem, já disponível para pré-venda, apresenta uma galeria de personagens reais que viveram o caos das inundações. Entre eles, Maninho e sua mãe, Vanja, que buscavam um refúgio seguro e um banho quente; Matheus, que, apesar de ter perdido tudo, dedicou-se ao resgate de outras vidas; Isis, que fez de tudo para salvar qualquer animal que encontrasse; e o icônico cavalo Caramelo, que ficou famoso ao ser resgatado após subir em um telhado, uma imagem que percorreu as reportagens da época.

Em entrevista à Sumaúma, Aguiar reflete sobre a motivação por trás da HQ. “Ouvir histórias tão tristes não foi fácil. Mas percebi que precisava registrar o que estava acontecendo. O jornalismo é feito de memória, e agora, com Água Até Aqui, meu objetivo é transformar essa memória em ação para evitar que uma tragédia como essa se repita”, explica o quadrinista.

O lançamento do livro será marcado por um evento na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, no dia 10 de maio. Além de um bate-papo com o autor, haverá uma sessão de autógrafos na Livraria Taverna, localizada no térreo do mesmo espaço cultural. Esta é a terceira obra de Pablito Aguiar publicada pela Arquipélago, que também lançou Almoço – Uma Conversa com Eliane Brum (2022) e Conversas em Porto Alegre (2024).

O evento promete ser uma oportunidade única para mergulhar na sensibilidade e na força de um trabalho que, além de registrar uma tragédia, busca ecoar como um alerta.

Serviço: Lançamento de Água Até Aqui*

  • Data: 10 de maio
  • Local: Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)
  • Programação: Bate-papo com o autor, seguido de sessão de autógrafos na Livraria Taverna.

Fonte: Fora do Plástico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *