Pablito Aguiar transforma reportagem em quadrinhos tocante e necessária
Há um ano, o Rio Grande do Sul viveu uma das maiores tragédias climáticas de sua história. No epicentro dessa devastação, o quadrinista Pablito Aguiar deu início, em maio de 2024, a uma série de 14 reportagens em quadrinhos, que, com sensibilidade e realismo, retratavam o drama das vítimas das enchentes. Originalmente publicada no portal jornalístico Sumaúma, a obra Água Até Aqui agora ganha uma versão impressa, fruto de uma parceria com a editora Arquipélago.
O livro-reportagem, já disponível para pré-venda, apresenta uma galeria de personagens reais que viveram o caos das inundações. Entre eles, Maninho e sua mãe, Vanja, que buscavam um refúgio seguro e um banho quente; Matheus, que, apesar de ter perdido tudo, dedicou-se ao resgate de outras vidas; Isis, que fez de tudo para salvar qualquer animal que encontrasse; e o icônico cavalo Caramelo, que ficou famoso ao ser resgatado após subir em um telhado, uma imagem que percorreu as reportagens da época.
Em entrevista à Sumaúma, Aguiar reflete sobre a motivação por trás da HQ. “Ouvir histórias tão tristes não foi fácil. Mas percebi que precisava registrar o que estava acontecendo. O jornalismo é feito de memória, e agora, com Água Até Aqui, meu objetivo é transformar essa memória em ação para evitar que uma tragédia como essa se repita”, explica o quadrinista.
O lançamento do livro será marcado por um evento na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, no dia 10 de maio. Além de um bate-papo com o autor, haverá uma sessão de autógrafos na Livraria Taverna, localizada no térreo do mesmo espaço cultural. Esta é a terceira obra de Pablito Aguiar publicada pela Arquipélago, que também lançou Almoço – Uma Conversa com Eliane Brum (2022) e Conversas em Porto Alegre (2024).
O evento promete ser uma oportunidade única para mergulhar na sensibilidade e na força de um trabalho que, além de registrar uma tragédia, busca ecoar como um alerta.

Serviço: Lançamento de Água Até Aqui*
- Data: 10 de maio
- Local: Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)
- Programação: Bate-papo com o autor, seguido de sessão de autógrafos na Livraria Taverna.