HQPOP Notícias Kojima apaga foto com Zerocalcare e entra em polêmica geopolítica
Notícias

Kojima apaga foto com Zerocalcare e entra em polêmica geopolítica

Foto/Reprodução

O criador de Metal Gear removeu o registro após ser alvo de duras críticas na Turquia por posar com a HQ que narra a resistência curda contra o Estado Islâmico.

A Geopolítica Invade os Games: Hideo Kojima Apaga Foto Viral Após Ataques Turcos

O renomado designer de jogos Hideo Kojima, uma das figuras centrais do festival italiano Lucca Comics & Games, viu sua presença nas redes sociais gerar uma inesperada crise diplomática no universo pop.

Kojima removeu de suas contas oficiais uma foto que havia tirado com o quadrinista italiano Zerocalcare, um fenômeno na Itália. O registro em questão não era um simples selfie: ele mostrava Kojima segurando um exemplar japonês de “Kobane Calling”.

Capa da edição brasileira da Nemo para “Kobane Calling”

“Kobane Calling”, publicado no Brasil pela editora Nemo, é a obra na qual Zerocalcare narra a resistência curda contra o Estado Islâmico (ISIS). A HQ registra a viagem do quadrinista à fronteira entre a Síria e a Turquia durante a Batalha de Kobane, destacando a dimensão humana e política do conflito, especialmente focada nos combatentes curdos dos grupos YPG (Unidades de Proteção Popular) e YPJ (Unidades de Proteção das Mulheres).

Crise de Imagem na Turquia

A Zerocalcare acidentalmente torna Kojima alvo de críticas: o caso Lucca 2025. Imagem/Reprodução.

Embora a foto tivesse ultrapassado 4 milhões de visualizações, a postagem foi alvo de duras críticas na Turquia. O país frequentemente condena a HQ e o trabalho de Zerocalcare devido ao seu apoio ao povo curdo.

Nos comentários, usuários turcos nas redes sociais chamaram o criador de Metal Gear e Death Stranding de “traidor” e “amigo de terroristas”. A mídia turca também deu destaque à repercussão negativa, enxergando a situação como uma crise na imagem do designer de jogos.

A polêmica surge porque, para o governo turco, as forças curdas como YPG e YPJ são, na verdade, braços do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) na Síria, grupo que é considerado terrorista pela Turquia.

Apesar de o motivo da remoção da foto não ter sido revelado oficialmente, a crença geral é que Kojima preferiu mitigar a polêmica ao apagar o registro.

Zerocalcare Reage com Humor

O próprio Zerocalcare utilizou suas redes sociais para explicar a situação com o tom de humor ácido típico de suas obras. Em um vídeo, o quadrinista explicou que “Kobane Calling fala sobre os combatentes curdos que defenderam Kobane do ISIS, mas para os turcos, são todos terroristas, e por isso atormentaram o pobre Kojima nos comentários”.

O italiano, que já vendeu milhões de quadrinhos apenas em seu país, viu seu público global explodir com as animações “Entrelinhas Pontilhadas” (2021) e “Este Mundo Não Vai me Derrubar” (2023) na Netflix. Ele também tem mais duas obras publicadas no Brasil: “Esqueça o Meu Nome” e “A Profecia do Tatu”.

A remoção da foto é um lembrete vívido de como figuras do entretenimento pop, como Kojima, podem se encontrar inesperadamente no centro de complexas disputas geopolíticas ao cruzar fronteiras culturais e editoriais.

Fonte: Fora do Plástico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile