O lendário autor de HQs abriu o jogo sobre a sequência de Arkham Asylum com o Robin e a polêmica da concepção.
O aclamado autor de quadrinhos Grant Morrison discutiu recentemente uma de suas maiores criações para a DC Comics: Damian Wayne, o atual Robin e filho de Bruce Wayne com Talia Al Ghul. As revelações surgiram durante um AMA (Ask Me Anything) no Reddit, realizado para promover o crossover entre Batman/Deadpool, que Morrison está (parcialmente) escrevendo.
Morrison forneceu insights cruciais sobre o legado único de Damian, abordando o passado, presente e futuro do personagem.
O Batman do Futuro e o sonhado Arkham Asylum 2

Uma das maiores curiosidades dos fãs é a possibilidade de Damian Wayne herdar o manto do Cavaleiro das Trevas. Morrison revelou que ainda pode escrever a sequência de Arkham Asylum. Esta continuação seria centrada na versão futura de Damian Wayne como Batman, vista originalmente em Batman #666. Ao ser questionado sobre o projeto, o autor manteve o mistério: “Eu ainda posso escrevê-lo, então sem detalhes ainda!…”.
Apesar do entusiasmo com a versão futura, Morrison pondera sobre a trajetória ideal para o personagem. O autor afirmou que, embora Damian sempre exista como uma versão futura do Batman em alguma linha do tempo deslizante, Bruce Wayne “sempre será o Batman”.
Diante disso, Morrison sugere um novo caminho para o jovem herói: “Damian provavelmente deveria se tornar um personagem fantasiado totalmente novo, mas teria que ser ótimo…”. Morrison também relembrou com carinho a época em que Dick Grayson assumiu como Batman, com Damian como seu Robin, e lamentou que a DC não tenha permitido que a dupla durasse por mais tempo.
A polêmica da concepção: Batman não precisou de coerção
A origem de Damian Wayne sempre gerou controvérsia, especialmente as alegações sobre a concepção não consensual, envolvendo Talia Al Ghul drogando Bruce Wayne. Morrison aproveitou o momento para esclarecer o seu ponto de vista original.
O autor afirmou que Batman “não precisou de coerção”, algo que a equipe de criação tentou demonstrar em outras representações do evento. Morrison explica que Talia, sendo a filha do diabo “criada com poções e filtros”, agiu como agiu. As “negações e acusações raivosas” de Batman viriam depois, como resultado de um relacionamento drasticamente alterado com Talia e de uma “vontade de magoá-la” que remonta a representações anteriores.
Batman e Deadpool: detalhes do crossover imperdível
O foco da promoção é o épico crossover entre DC e Marvel, DC Marvel Batman Deadpool #1, que conta com Grant Morrison entre os diversos escritores. A aventura, que une o Cavaleiro das Trevas e o Mercenário Tagarela, será tão “alucinante que você pensará que está em um sonho”, e será publicada pela DC Comics em 19 de novembro de 2025.
Além da história principal, a edição trará contos extras com encontros bombásticos de heróis: Constantine e Doutor Estranho, Asa Noturna (Dick Grayson) e Wolverine (Laura Kinney), Arlequina e Hulk, e Estático com Ms. Marvel. A capa será assinada por Dan Mora.