Lista de indicados revela força criativa do Norte, com obras e autores que consolidam a região como um polo de HQs no Brasil.
O 37º Troféu HQMIX, considerado o “Oscar dos quadrinhos brasileiros”, que divulgou sua lista de indicados e revelou uma presença marcante: os quadrinistas amazônidas aparecem com força em diversas categorias, mostrando que a região Norte é hoje um dos polos mais prolíficos da produção de HQs no Brasil.
Selecionados entre mais de 1.500 inscrições e 28 categorias, os indicados do Norte reforçam a pluralidade das histórias em quadrinhos no país, trazendo narrativas que misturam identidade, memória, cultura e experimentalismo.

Entre os destaques está “Onde Habita o Medo”, finalista em três categorias — Publicação Independente Ed. Única, Publicação Juvenil e também com a roteirista TAI concorrendo como Novo Talento. Já a obra “Maramunhã – Na Terra do Waraná” marca presença em Publicação Infantil e revela o talento de Ray Cardoso, indicada como Novo Talento Desenhista.
Na categoria Publicação Independente de Grupo, três obras foram selecionadas: “A Viagem de Maíra”, “Eterno”, do coletivo Serendi, e “Quadrinhos À Margem: Narrativas Interioranas Sobre Identidade e Pertencimento”. Todas reforçam a potência das produções coletivas amazônidas e sua diversidade de vozes.
Outras produções que ampliam a visibilidade da região são “O Outro Lado do Mucuruçá” (Publicação Mix) e a indicação da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus na categoria Evento, reforçando a potência cultural local.
Na categoria Exposição, a mostra “Sangue, Suor e Nanquim” também surge como indicativa do vigor criativo que vem da Amazônia.
Com essa lista, o Troféu HQMIX não só reconhece a qualidade e relevância da produção amazônida, mas também ajuda a consolidar a região como um espaço vital de criação no cenário nacional.
Os vencedores serão anunciados até novembro, com cerimônia de premiação em dezembro. Confira a lista completa.