Team Ninja promete patch urgente após má recepção no Steam e relatos de bugs que afetam jogabilidade.
Rise of the Ronin, novo jogo da Team Ninja, chegou ao Steam no dia 11 de março de 2025, mas rapidamente virou alvo de duras críticas por parte dos jogadores de PC. Apesar dos elogios ao combate dinâmico e à exploração em mundo aberto, o jogo está sendo massacrado pela comunidade devido a sérios problemas de desempenho.
Entre as principais reclamações estão quedas bruscas na taxa de quadros, travamentos constantes (stuttering), além do desaparecimento de NPCs, inimigos e até objetos essenciais para a progressão da campanha. Mesmo usuários com computadores de alto desempenho relatam dificuldades em manter o jogo estável.
Como consequência, Rise of the Ronin registra uma avaliação fraca no Steam: apenas 55% de aprovação em mais de 5.000 análises.
Diante da situação, a Team Ninja se pronunciou nas redes sociais, afirmando que já está trabalhando em um patch de correção com previsão de lançamento para o dia 10 de abril. O foco da atualização será melhorar os aspectos mais críticos do desempenho do jogo.
“Pedimos sinceras desculpas por quaisquer inconvenientes que possas ter tido”, declarou o estúdio em comunicado oficial.

Enquanto a correção não chega, a Team Ninja recomenda que os jogadores ajustem as configurações gráficas para médio ou alto e limitem o jogo a 60 fps, como medida temporária para reduzir os problemas.
A versão para PC de Rise of the Ronin chegou com suporte para ray tracing e monitores ultra-wide, mas essas novidades não foram suficientes para conter a frustração dos jogadores diante de uma experiência técnica abaixo do esperado.