Panini lança em dezembro o primeiro omnibus de ROM, clássico da Marvel escrito por Bill Mantlo e desenhado por Sal Buscema.
ROM: clássico da Marvel retorna após décadas fora de catálogo
Os leitores brasileiros podem comemorar: a Panini confirmou para dezembro de 2025 a chegada de “ROM: A Era Marvel – Omnibus Vol. 1”, republicação oficial de um dos quadrinhos mais pedidos pelos fãs de clássicos.
Anunciada durante a CCXP24, a edição marca o retorno do herói espacial criado nos anos 1970 e que, por questões legais, passou quase quatro décadas fora de catálogo.
O que vem no primeiro omnibus
Com 712 páginas, o primeiro volume da coleção vai reunir as edições #1 a #29 de ROM, além de sua participação em Power Man and Iron Fist #73. A série é escrita por Bill Mantlo e ilustrada por Sal Buscema, dupla responsável por consolidar o personagem no universo Marvel.
O impasse que durou 40 anos
ROM nasceu em 1979 a partir de um brinquedo produzido pela Hasbro, mas suas histórias foram publicadas pela Marvel Comics. Essa divisão de direitos impediu a republicação das HQs por décadas: a Marvel era dona das histórias, mas não podia usar o personagem sem o aval da fabricante.
Em 2023, finalmente, Marvel e Hasbro fecharam um acordo que liberou a reedição completa das 75 edições lançadas entre 1979 e 1986. O resultado é a coleção em três volumes omnibus, que agora também chega ao Brasil.
Por que ROM é importante?
Embora nascido como um produto derivado de brinquedo, ROM conquistou status cult entre os leitores de quadrinhos. Suas histórias misturavam ficção científica e super-heróis, com participações de nomes clássicos da Marvel como os X-Men e os Vingadores.
Para muitos, essa republicação não é só um resgate histórico, mas a chance de ver uma parte perdida da cronologia Marvel ganhar nova vida.