Fate of the Old Republic, anunciado no The Game Awards 2025, será um épico RPG de ação cinemático e single-player, feito pelo diretor que criou a obra-prima original de 2003.
O retorno triunfal: Casey Hudson anuncia Star Wars: Fate of the Old Republic
A galáxia muito, muito distante ganhou um presente de peso durante o The Game Awards 2025: a Lucasfilm Games e a Arcanaut Studios revelaram o novo RPG de ação single-player, Star Wars: Fate of the Old Republic. Mas o que realmente fez a internet explodir não foi apenas o trailer eletrizante, e sim a confirmação de quem lidera o projeto: Casey Hudson, o lendário diretor por trás do Star Wars: Knights of the Old Republic (o KOTOR original de 2003) e da aclamada trilogia Mass Effect.
Em Fate of the Old Republic, os jogadores assumem o papel de um usuário da Força em uma jornada através de uma galáxia que se encontra no limite do renascimento, no fim da Velha República. O título promete misturar narrativa inovadora, personagens memoráveis e um combate de tirar o fôlego, garantindo uma experiência inesquecível onde cada decisão molda o caminho do jogador, seja em direção à luz ou à escuridão.
A missão de recriar uma experiência definitiva
Vinte e cinco anos após o início do trabalho no KOTOR original, Hudson retorna ao universo que marcou sua carreira, agora à frente de seu novo estúdio, a Arcanaut. Ele explica que, quando desenvolveram KOTOR, o objetivo era criar uma aventura definitiva de Star Wars — algo que eles sonhavam em fazer como fãs. Agora, a ambição segue igualmente alta:
“Fate of the Old Republic representa uma oportunidade de explorar uma visão contemporânea de uma experiência definitiva de Star Wars, usando tecnologia e design de jogos de ponta, e uma história totalmente nova criada especificamente para entregar a combinação de agência do jogador e imersão em Star Wars que estava no coração de KotOR,” afirmou Hudson.
Embora o novo jogo não seja uma sequência direta ou uma continuação, ele carrega o DNA de seus antecessores. Douglas Reilly, vice-presidente e gerente geral da Lucasfilm Games, enfatizou que o projeto é construído por pessoas que ajudaram a moldar esse legado, honrando a tradição de um RPG cinematográfico profundo e movido a escolhas. Reilly também destacou a expertise de Hudson em construir narrativas de longo prazo e mundos imersivos.
Agência, imersão e histórias infinitas

A escolha da era da Velha República não foi aleatória. Reilly observa que o passado de Star Wars funciona como uma tela aberta e vasta, permitindo aos criadores explorar sem terem que navegar pelos marcos narrativos de outras mídias. Essa ambientação histórica oferece, literalmente, “histórias infinitas para contar,” enquanto se mantém fiel ao espírito da galáxia que todos amam.
Hudson garante que, como diretor, seu trabalho é reunir e moldar uma visão coesa que toda a equipe possa compartilhar, garantindo que o novo capítulo do Star Wars Gaming toque nos pilares fundamentais da franquia: jogabilidade desafiadora, personagens memoráveis, narrativa inovadora e, crucialmente, agência imersiva na galáxia.
Ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento, a equipe mantém o mistério sobre os detalhes da trama, confirmando apenas que Fate of the Old Republic apresentará personagens totalmente novos. Para os fãs do legado de KotOR, Hudson reconhece o impacto duradouro do jogo de 2003, dizendo que a conexão que perdura por mais de vinte anos é “inspiradora”.
Aguardamos ansiosamente por mais detalhes sobre essa nova e promissora jornada rumo à Força, que se molda para ser o próximo grande capítulo dos RPGs de Star Wars. A Força está forte nesse lançamento!