Novo espaço cultural celebra história e arte em casarão centenário.
Foi nesta segunda-feira, 9 de dezembro, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) inaugurou o Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo, um novo ambiente dedicado à valorização do patrimônio cultural regional. A cerimônia de inauguração foi realizada às 17h, no edifício anexo 1 Conselheiro José Maria de Vasconcelos Machado, localizado na avenida Nazaré, em Belém.
A solenidade contou com a presença da Conselheira Presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes, e marca mais uma etapa do Plano de Gestão 2023-2025 do tribunal. O espaço cultural, instalado em um histórico casarão construído no início do século XX, tem como objetivo abrir suas portas à sociedade, promovendo manifestações artísticas e culturais de forma gratuita.
O novo espaço leva o nome de Clóvis Moraes Rêgo, Conselheiro do TCE-PA, cuja trajetória está representada na exposição permanente do local. A mostra inclui fotografias e documentos que narram sua contribuição ao órgão e à sociedade. O espaço também presta homenagem ao Conselheiro José Maria de Vasconcelos Machado, que dá nome ao edifício anexo, e aos antigos moradores do casarão, cuja história foi registrada em fotos e relatos.
Um Centro para Arte e Cultura
O Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo é voltado à promoção de eventos como saraus, lançamentos de livros e exposições de artes plásticas e fotografias. Artistas locais terão a oportunidade de exibir suas obras gratuitamente, reforçando o papel do TCE-PA como incentivador cultural.
A estrutura do casarão foi projetada pelo arquiteto paraense José Freire Sidrim, famoso por diversas obras na capital paraense durante o início do século XX. Adquirido pelo TCE-PA em 1978, o edifício passou por um cuidadoso processo de restauração para preservar sua riqueza histórica e arquitetônica.
Com este novo espaço, o TCE-PA reforça seu compromisso com a preservação da memória institucional e a promoção da cultura, integrando-se ainda mais à sociedade paraense.