Quadrinistas nortistas participam da edição histórica que revisita a Turma da Mônica em releituras inéditas e autorais.
A celebração dos 90 anos de Mauricio de Sousa ganha forma em outubro com o lançamento de MSP 90, uma edição de luxo publicada pela Panini em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. O livro de capa dura, com 240 páginas, reúne um verdadeiro dream team de quadrinistas brasileiros em releituras inéditas da Turma da Mônica, mostrando a força e a diversidade da produção nacional de HQs.
Entre os destaques, a obra traz a participação de quatro artistas da Amazônia, consolidando a região como um dos polos criativos mais efervescentes do país.

A paraense Tai, autora de Onde Habita o Medo — vencedora do Prêmio Mapinguari e indicada ao Troféu HQMix 2025 —, marca presença ao lado do amazonense Ademar Vieira, criador de Ajuricaba e Sete Cores da Amazônia, obras que já renderam indicações ao Jabuti, Mapinguari e HQMix, além de adaptações para o cinema.

Outro nome de peso é o premiado Gidalti Junior, do Pará, autor de Castanha do Pará (vencedor do Jabuti 2017) e Brega Story, HQ que garantiu prêmios como o CCXP Awards e o HQMix. Fechando o quarteto amazônida, está a quadrinista Karipola, autora de Quase Tudo São Flores — indicada ao HQMix 2024 e vencedora do Prêmio Mapinguari 2025.
Mais do que uma homenagem, MSP 90 é um verdadeiro mosaico artístico, que revisita personagens icônicos como Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão sob novas linguagens visuais e narrativas. A edição reforça o impacto duradouro do trabalho de Mauricio, que há seis décadas inspira gerações de leitores e criadores.
