setembro 5, 2025
Notícias

MSP 90 celebra 90 anos de Mauricio com artistas da Amazônia

MSP 90 reúne grandes nomes dos quadrinhos brasileiros, incluindo quatro artistas da Amazônia. Divulgação

Quadrinistas nortistas participam da edição histórica que revisita a Turma da Mônica em releituras inéditas e autorais.

A celebração dos 90 anos de Mauricio de Sousa ganha forma em outubro com o lançamento de MSP 90, uma edição de luxo publicada pela Panini em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. O livro de capa dura, com 240 páginas, reúne um verdadeiro dream team de quadrinistas brasileiros em releituras inéditas da Turma da Mônica, mostrando a força e a diversidade da produção nacional de HQs.

Entre os destaques, a obra traz a participação de quatro artistas da Amazônia, consolidando a região como um dos polos criativos mais efervescentes do país.

TAI e Ademar Vieira. Foto/Reprodução

A paraense Tai, autora de Onde Habita o Medo — vencedora do Prêmio Mapinguari e indicada ao Troféu HQMix 2025 —, marca presença ao lado do amazonense Ademar Vieira, criador de Ajuricaba e Sete Cores da Amazônia, obras que já renderam indicações ao Jabuti, Mapinguari e HQMix, além de adaptações para o cinema.

Gidalt Jr. e Karipola. Foto/Reprodução

Outro nome de peso é o premiado Gidalti Junior, do Pará, autor de Castanha do Pará (vencedor do Jabuti 2017) e Brega Story, HQ que garantiu prêmios como o CCXP Awards e o HQMix. Fechando o quarteto amazônida, está a quadrinista Karipola, autora de Quase Tudo São Flores — indicada ao HQMix 2024 e vencedora do Prêmio Mapinguari 2025.

Mais do que uma homenagem, MSP 90 é um verdadeiro mosaico artístico, que revisita personagens icônicos como Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão sob novas linguagens visuais e narrativas. A edição reforça o impacto duradouro do trabalho de Mauricio, que há seis décadas inspira gerações de leitores e criadores.

Editor
Ilustrador, cartunista e quadrinista com mais de 30 anos de carreira. Premiado internacionalmente, destaca‐se pela crítica ácida e humor irreverente. Agora, como editor do HQPOP, ele traduz a cultura pop com ousadia e criatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *